As vantagens da ETCC para tratar depressão
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) pode ser utilizada para tratar depressão em casos em que o uso contínuo de medicamentos não é possível. Ou ainda quando o próprio paciente seja resistente aos tratamentos mais convencionais. E com o uso do dispositivo Flow, as vantagens são diversas.
O uso da ETCC para tratar depressão
Com todos os avanços da medicina, as técnicas de tratamento também foram se modernizando. Inclusive, já é possível tratar depressão sem fazer o uso de medicação controlada. Isso significa que existem outras possibilidades de tratamento que são eficazes, além de também contarem com a aprovação de especialistas da área.
Falaremos hoje, em especial, da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). Ela, há algum tempo, vem sendo objeto de diversas pesquisas. E se mostra como uma saída vantajosa quando o assunto é tratar depressão. Ademais, você também poderá se deparar com o termo neuromodulação em outras pesquisas que fizer sobre o assunto. Ele é um sinônimo para estimulação cerebral.
Mas para que você entenda um pouco mais sobre o universo da estimulação elétrica, a seguir mostraremos 4 benefícios que tratar depressão por meio do uso de dispositivos ETCC podem trazer. Tanto para o dia a dia quanto para a sua qualidade de vida.
Diferenciais que a ETCC pode oferecer
A mudança de métodos de tratamento precisa levar em conta uma série de questões: eficácia, efeitos colaterais, tempo médio para resultados. Com isso, tanto médico quanto paciente precisam entender a jornada e continuar o acompanhamento do quadro.
As técnicas para tratar depressão variam segundo os princípios do próprio tratamento. A medicação possui muitos prós, mas também alguns contras. E o melhor caminho é pesquisar por outras saídas que sejam eficazes e não invasivas, como a neuromodulação cerebral.
Acompanhe a seguir alguns dos benefícios que a ETCC pode trazer:
1. Resultados visíveis em semanas
Sempre que pensamos em qualquer tipo de tratamento, uma das preocupações é o tempo. Afinal, em quanto dias ou semanas será possível notar melhoras nos sintomas?
Claro que os dados são muito particulares, já que cada organismo vai reagir de uma determinada forma. Um estudo mostra que 41% das pessoas percebem uma melhora de 50% dos sintomas a partir da sexta semana de tratamento. Para acesso a mais informações, acesse aqui.
2. Efeitos colaterais irrelevantes
É sabido que os efeitos colaterais podem diminuir a qualidade de vida de quem está começando a tratar depressão. Falta de apetite, excesso de sono, queda da libido… tudo isso diminui consideravelmente a perspectiva de uma vida mais alegre.
Com a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, esses reflexos não são um problema. Grande parte das pessoas não sente nenhum reflexo do tratamento. Outros mencionam um leve formigamento onde o eletrodo é colocado, que desaparece em até uma hora depois do término da sessão. Comparado aos efeitos colaterais proporcionados por outros métodos, esses parecem mesmo irrelevantes.
3. Sessões ajustadas ao quadro
As sessões de ETCC são propostas segundo o estágio do tratamento. No início, é comum que os pacientes necessitem de maior frequência, realizando até 5 sessões por semana. Com isso teremos uma melhora considerável dos sintomas.
Mas tratar depressão é uma jornada. E cada estágio do tratamento necessita de mudanças, inclusive na recorrência dos estímulos. E esse processo todo é acompanhado, levando em consideração a melhora ou estagnação do quadro.
4. Estímulo focado
Para tratar depressão, a estimulação transcraniana por corrente contínua envia impulsos elétricos a uma região do cérebro localizada na parte frontal, chamada de córtex pré-frontal dorsolateral (DLPFC). Que desempenha um papel importante no controle da depressão. E com os estímulos, aumenta-se a atividade cerebral nesta região, diminuindo alguns dos sintomas depressivos, como alterações no apetite, distúrbios do sono e baixos níveis de energia.
Além disso, a tecnologia garante que os sinais elétricos sejam bem sutis.. Logo, não precisará se preocupar com o “choque”, uma vez que a sensação é similar à de leves cócegas na testa.
Com a ETCC é possível tratar depressão em casa?
Sim, é possível fazer o uso da técnica no conforto da sua casa. Isso graças ao Flow, um Headset de estimulação que pode ser manipulado pelo próprio paciente por meio de um aplicativo. Com ele, ter acesso às sessões de eletroestimulação pode ser realidade.
Abaixo você encontra um pequeno guia para o tratamento ETCC da Flow:
1. Encomende o Headset Flow na loja online;
2. Baixe bem aqui o aplicativo gratuito;
3. Em alguns dias, seu Headset será entregue. Quando ele chegar, desempacote seu aparelho e inicie o aplicativo;
4. O aplicativo mostrará como colocar o Headset e como iniciar a estimulação. Basta seguir as instruções;
5. Você receberá cinco sessões de estimulação de 30 minutos por semana, durante as primeiras três semanas. Depois disso, haverá uma ou duas sessões por semana de acordo com a orientação do seu médico;
6. A maioria das pessoas sente uma redução dos sintomas depressivos após 3-4 semanas.
E para mais informações sobre esta área, acesse o nosso blog. Com a técnica de ETCC da Flow você poderá tratar depressão e aliviar os sintomas de maneira simples, eficaz e menos invasiva.
Fonte: Depressão Flow