Consulta Psiquiátrica

Consultas presenciais e online para todo território nacional
whatsapp clinica sorocaba

O Instituto P&G está aqui para cuidar de você!

Agende sua consulta, nós podemos te ajudar!

Consulta Psiquiátrica

Psiquiatria é uma especialidades médica responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e Comportamentais, atuando com a promoção, o diagnóstico e o tratamento dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas:

• Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos
• Transtornos de Ansiedade
• Transtorno Depressivo Maior
• Transtorno Obsessivo Compulsivo
• Transtorno Bipolar
• Transtorno Relacionados a Trauma e outros Estressores
• Transtornos Dissociativos
• Transtorno de Sintomas Somáticos e Transtornos Relacionados
• Transtornos Alimentares
• Transtorno do Sono-vigília (Insônia)
• Disfunções Sexuais
• Disforia de Gênero
Transtornos da Personalidade
• Transtornos Parafílicos
• Transtornos Relacionados a Substâncias e Transtornos Aditivos
• Síndrome de Burnout

Dr.-Patrick-Castro-Alves-Clinica psiquiatrica

Contate-nos e agende sua consulta.

  • (15) 3232-0861
  • (15) 99171-6291
  • contato@institutopeg.com.br
  • Av. Antônio Carlos Comitre, 510 – Lj 09 – Pq. Campolim |Sorocaba/ SP





    Médico Psiquiatra: Quando procurar? Como funciona?

    Você sabia que a saúde mental é diretamente responsável pela qualidade do funcionamento de outros diversos aspectos da nossa saúde física?

    É fato, saúde física e mental andam juntas. E quando temos algum incômodo físico, nossa primeira medida é procurar um médico. No caso dos incômodos da mente, não deve ser diferente.

    O atendimento psiquiátrico deve ser desmistificado, ao passo que é crescente a onda de quadros de depressão, ansiedade e da doença do trabalho, a síndrome de burnout, por exemplo.

    Neste conteúdo, iremos explicar a você quando e como procurar esse tipo de profissional, como funciona e quanto custa o atendimento.

    O que faz um médico psiquiatra?

    A psiquiatria é uma especialização da medicina que se empenha em estudar e tratar doenças da mente, podendo o psiquiatra ser focado em subespecialidades como o atendimento infantil, adulto, geriátrico e outros.

    Dessa forma, através das consultas clínicas, avaliações em exames e prescrições médicas, o profissional realiza o acompanhamento e tratamento dos pacientes que necessitam de apoio por alguma razão.

    Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

    Uma dúvida muito comum dentre os pacientes diz respeito à diferença entre psiquiatra e psicólogo, que são duas áreas diferentes, porém atuam de forma complementar no tratamento de diversos quadros.

    Por um lado, o psicólogo é um profissional formado em psicologia, realizando um tratamento sob a perspectiva comportamental, social e filosófica, com abordagens cognitivas e de diálogo através de sessões de atendimento.

    Por outro lado, o psiquiatra é um médico que busca tratar sintomas de doenças e condições psicológicas através de recursos farmacêuticos.

    Ambos trabalham na identificação de diagnóstico e não é incomum que um psiquiatra indique ao paciente que incremente seu tratamento fazendo acompanhamento psicológico e vice-versa.

    Quando devo consultar um psiquiatra?

    Nosso corpo nos dá sinais quando algo não vai bem, e para garantir a manutenção contínua do nosso bem estar, precisamos estar atentos a esses sinais.

    No caso da saúde mental, pode ser mais difícil identificar esses sinais, pois somos condicionados a deixá-los de lado e a não dar tanto valor assim para as coisas negativas que sentimos.

    Esses sentimentos, comportamentos e emoções negativas podem se tornar uma verdadeira bola de neve na vida do indivíduo, afetando sua vida profissional, social e afetiva. Por isso a importância de saber identificar o momento de buscar ajuda especializada.

    Para saber quando é o momento de consultar um psiquiatra, leve em conta alguns dos sinais indicativos mais alarmantes:

    • Problemas de sono e sono de má qualidade;
    • Humor flutuante;
    • Sentimento de vazio ou culpa;
    • Alterações no peso e no apetite;
    • Alterações na libido;
    • Problemas de dependência química;
    • Ideação suicida;
    • Comportamentos autodestrutivos;
    • Dificuldades de concentração e foco;
    • Sentimento de estresse e ansiedade;
    • Alterações de memória;

    Apesar disso, pode ser que você receba indicação de outro tipo de médico para que faça consulta psiquiátrica em função de outros quadros de saúde que podem ocasionar doenças da mente.

    De qualquer forma, buscar ajuda médica ao identificar os sintomas é uma forma de prevenir consequências maiores para o quadro, além de identificar sua origem, pois muitas vezes os sintomas da mente são decorrentes de alguma condição física.

    Como escolher um psiquiatra: 4 Recomendações

    Para escolher um psiquiatra, é importante que o perfil do profissional esteja em alinhamento com o seu, isso garante uma boa adaptação e adesão ao tratamento. Afinal, o seu conforto para compartilhar seus sintomas e sentimentos em um momento difícil faz toda a diferença.

    Além disso, você deve garantir que está contando com o apoio de um médico habilitado, atualizado e experiente. Para fazer essa escolha, algumas dicas podem ajudar. Confira:

    #1 CRM e RQE

    Avalie se o profissional que você está considerando buscar para atendimento é apto a atuar como psiquiatra de maneira legal. Essa garantia é feita de duas formas, pelo CRM, emitido pelo Conselho Regional de Medicina, e pelo RQE, Registro de Qualificação de Especialidade.

    Essas são medidas que te asseguram de que o médico psiquiatra passou por todo o processo de residência e está totalmente apto para realizar tratamentos e consultas.

    #2 Clínicas confiáveis e de boa infraestrutura

    A confiança é um ponto chave do tratamento psiquiátrico: você precisa sentir que pode confiar na clínica e nos profissionais que trabalham nela para que seja feito um excelente atendimento pelo bem da sua saúde mental.

    Por isso, a escolha de clínicas confiáveis e dotadas de infraestrutura qualificada é uma dica elementar para a escolha. Para garantir isso, realize pesquisas no Google, Doctoralia e Boa Consulta para ver as avaliações do atendimento da clínica. Consultar o site e as redes sociais do local também ajuda.

    #3 Compatibilidade de agendas

    Optar por um profissional cuja agenda é incompatível com a sua pode causar ainda mais ansiedade e instabilidade, isso porque no começo do tratamento pode ser que seja preciso consultar o médico psiquiatra mais de uma vez por mês.

    Depois, as consultas vão se tornando mais espaçadas, podendo passar de mensais para trimestrais ou mês sim, mês não.

    Justamente por isso, escolha um profissional que tenha espaço na agenda para atender você e cujos horários de atendimento sejam compatíveis com a sua rotina.

    #4 Indicações

    As indicações ainda são uma das melhores formas de escolher o médico psiquiatra ideal para você. Quando recebemos uma indicação, ela vem construída na confiança que temos na pessoa que está indicando. Por isso, quando algum familiar ou pessoa querida nos indica algo, tendemos a ir atrás da indicação por nos sentirmos mais seguros em saber que alguém próximo já foi bem atendido.

    Como funciona a primeira consulta?

    A primeira consulta com o psiquiatra vai ser determinante para o paciente, pois é nela que será possível saber se você se sentiu confortável, acolhido e bem recebido.

    Se possível, esteja atento aos detalhes nesse primeiro momento, observando a forma como você se sentiu ao longo da conversa e a forma como o profissional conduziu a consulta.

    Em geral, nesse primeiro atendimento, você passará por uma espécie de triagem em que o profissional irá buscar conhecer mais sobre você, seu histórico de saúde e pessoal, a fim de traçar um panorama possível do seu quadro, panorama este que será explorado e esmiuçado ao longo de todo o tratamento.

    Pode ser também que o médico solicite exames para avaliar se existe alguma condição física que possa estar interferindo na qualidade da sua saúde mental, como deficiência vitamínica, problemas de tireóide, pressão e outros.

    Psiquiatra em Sorocaba: quanto custa e indicações

    Se você está buscando psiquiatra em Sorocaba e quer saber quanto custa e, além disso, receber uma indicação de extrema confiança, opte por uma clínica que oferece uma gama vasta de áreas de atuação em seus serviços oferecidos.

    Desde a consulta psiquiátrica para identificação de ansiedade ou depressão, até exames de sono e farmacogenéticos, o Instituto P&G está munido de uma equipe multidisciplinar para auxiliar você no seu tratamento do começo ao fim em Sorocaba. O valor varia conforme o tipo de atendimento e convênio do paciente.
    Entre contato conosco para saber mais!