Depressão e Ansiedade: Qual a Diferença?

Depressão e Ansiedade: Qual a Diferença?

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre depressão e ansiedade e pensam que ambos os problemas caminham juntos.

Na realidade, é possível encontrar casos de pessoas que sofrem com os dois problemas de saúde mental. Entretanto, são questões com diferenças significativas. Nós vamos te explicar a diferença entre ansiedade e depressão para que saiba procurar ajuda quando necessário.

Qual a diferença entre depressão e ansiedade?

Muito embora possam caminhar de mãos dadas, depressão e ansiedade são doenças diferentes, com causas diferentes e sintomas diferentes.

Entretanto, não é raro que a mesma pessoa seja portadora de ambas as condições, exigindo um acompanhamento e tratamento individualizado e cauteloso.

mulher com depressão em consulta com psicólogo
O que é a depressão?

A depressão não é meramente se sentir triste! Na verdade, a doença pode ser causada por desequilíbrios hormonais ou metabólicos, pelo ambiente, falta de afeto em suas relações e até mesmo por traumas.
Enfrentar um luto, desemprego, ambiente competitivo de forma exacerbada, pós-parto são alguns dos gatilhos que podem desencadear depressão. Os sintomas mais comuns são:

● Presença constante de sentimentos e pensamentos negativos
● Sensação de que é uma pessoa inútil
● Baixa autoestima
● Tristeza
● Diminuição do interesse pelas atividades que outrora eram prazerosas

Muitas pessoas nutrem a crença de que depressão é uma tristeza mais profunda. Na realidade, a depressão é uma doença duradoura que precisa de tratamento e acompanhamento.
Muitas mulheres sofrem com depressão pós-parto e carregam consigo enorme culpa por não estarem felizes no momento da chegada de seu filho.

Trata-se de uma alteração hormonal desencadeada por todas as mudanças trazidas pela própria gestação. É fundamental ter ajuda nessa fase, para reequilibrar os hormônios e reestabelecer o bem-estar.
Geralmente o obstetra identifica o problema e orienta a paciente a procurar um psiquiatra para ter a melhor medicação possível.

O que é a ansiedade?

Diferentemente da depressão, a ansiedade é um sentimento que todas as pessoas experimentam na vida. Sabe aquele nervoso antes de uma apresentação?

Trata-se de uma ansiedade normal. Entretanto, algumas pessoas desenvolvem transtorno de ansiedade, que é justamente se sentirem ansiosas na maior parte do tempo. Os sintomas de ansiedade são:

● Tensão ou medo exagerado, dificuldade de relaxar
● Sensação de que algo ruim vai acontecer
● Medo extremo de alguma situação ou até mesmo objeto
● Pavor após ter passado por uma situação difícil
● Perda de controle de seus pensamentos ou atitudes

Uma pessoa que sofre com transtorno de ansiedade tem muita dificuldade de lidar com algumas situações, podendo ter tremores no corpo, oscilação da respiração e dos batimentos cardíacos como sintomas de uma crise de ansiedade.
Falar em público costuma ser um gatilho para que os ansiosos sofram muito. Cada pessoa tem seus próprios gatilhos em relação às crises de ansiedade. Saber identificar gatilhos e lidar com eles é algo que se desenvolve ao longo da terapia.

Conte com a ajuda de um psiquiatra

É plenamente possível ter depressão e ansiedade. E esse quadro é por si só responsável por debilitar significativamente.

O ideal é procurar ajuda do psiquiatra que poderá avaliar a sua saúde e indicar a melhor medicação para ajudar no tratamento.

Além disso, é comum que o profissional recomende psicoterapia para auxiliar no processo de tratamento de ambas as doenças. Ter o atendimento profissional adequado faz toda a diferença para recuperar sua qualidade de vida.
É muito comum que as pessoas deixem de agendar consulta com o psiquiatra por preconceito. No entanto, depressão e ansiedade precisam de tratamento adequado.

E mesmo quem já faz psicoterapia pode precisar de medicação para reverter o quadro. Por isso, o ideal é sempre unir forças entre psicólogo e psiquiatra para que o tratamento seja o melhor possível.

Instituto P&G

Ligue para nós ou preencha o formulário abaixo e entraremos em contato. Nós nos esforçamos para responder a todas as perguntas dentro de 24 horas em dias úteis.
× Atendimento via WhatsApp